Quais são os tipos de torres de resfriamento?

Publicado em: 18/06/2021 00:00:00 Autor/fonte: nProjetos

As torres de resfriamento – ou torres de arrefecimento – transferem o calor residual de processo para a atmosfera, podendo utilizar a evaporação da água nesse processo, ou apenas o ar.

São encontradas, naturalmente, em indústrias químicas, empresas que utilizam refrigeração, estações de energia, refinarias de petróleo, entre outros. 

Muito se sabe sobre as torres de resfriamento, mas você sabia que ela pode possuir vários tamanhos e existe em diversos tipos? Por isso, hoje vamos focas em quais são os tipos de torres de resfriamento. 

Se você está em dúvida sobre o tema ou procura novas informações sobre as torres de resfriamento, chegou ao lugar certo. Continue lendo para saber mais. 

Afinal, o que são torres de resfriamento?

As torres de resfriamento são dispositivos que resfriam a água industrial, principalmente tratando-se da água proveniente de usinas ou instalações de refrigeração. 

A água em questão é gotejada na parte de cima da torre de resfriamento e desce de maneira lenta através dos “enchimentos” em contramão de uma corrente de ar frio. Nesse processo ocorre a evaporação da água. 

Inclusive, as torres de resfriamento podem ser encontradas em diferentes tamanhos e tipos, podendo atingir 80 metros de comprimento e mais de 40 de altura.

Qual a função de uma torre de resfriamento

As torres de resfriamento possuem uma missão muito complexa, mas ao mesmo tempo simples, resfriar a água. Saiba como é feito o processo e qual a função desse dispositivo. 

  1. Entrada de água quente no topo da torre;

  2. A água é distribuída no enchimento;

  3. Ar é induzido através do enchimento;

  4. Ocorre a evaporação de pequena porção da água;

  5. Remoção do calor do restante da água;

  6. Resfriamento da água e coleta para a bacia de água fria;

  7. A água da bacia será devolvida ao sistema, com a finalidade de absorver mais calor.

Quais os tipos de torres de resfriamento 

Nem todas as torres de resfriamento são iguais, por mais que tenham os mesmos princípios, por isso, listamos as principais diferenças para que você sane de vez todas as duas dúvidas.

As torres podem sofrer diferenças por muitos fatores, principalmente por aplicação industrial, temperatura de água e quantidade de água disponível. A partir dessa informação, as torres de resfriamento podem ser classificadas, naturalmente, em três tipos. São eles:

  • Sistema Aberto

Trata-se de um sistema que funciona a partir da troca de calor direta entre a água e o ar. Funcionando de maneira extremamente eficaz, esse é o sistema mais utilizado. 

  • Sistema Semi-aberto

O sistema semi-aberto pode ser utilizado em plantas que precisam de resfriamento para vazões grandes em circulação. Utiliza baixa quantidade de água e possui a possibilidade de tratamentos preventivos para problemas que possam surgir no caminho da água. 

  • Sistema Fechado

Diferente dos sistemas anteriores, o sistema fechado realiza a troca de calor de forma indireta. A água passa pela torre dentro de dutos para que seja feito o resfriamento. 

 

Conheça os tipos de torre de resfriamento

As torres são essenciais para combater o superaquecimento e são muito utilizadas por industrias e empresas. 

Agora que você sabe quais são os tipos de torres de resfriamento, conte com a Safira para te auxiliar em cada processo, tirando todas as suas dúvidas e tirando seus projetos do papel. 

 

  +55 11 2448-4267  |  +55 11 4595-4052
       +55 11 99617-3232  

   vendas@safiratr.com.br

 

 

Horário de Atendimento 
Segunda a Sexta: 8h - 18h